Ascom Semplan
O trabalho da Agenda Teresina 2030, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), foi pauta no evento Conversa de Estado, nesta quinta-feira (21). Na sua quinta edição, o encontro abordou o tema “Inovação Verde: o Piauí na vanguarda da sustentabilidade e das energias renováveis”. O objetivo do encontro é reunir especialistas e ampliar o diálogo sobre estratégias sustentáveis desenvolvidas no Piauí, com foco em tecnologias verdes, pesquisas e energias renováveis.
A analista ambiental da Agenda Teresina 2030, Thamires Morais, apresentou os projetos desenvolvidos pelo órgão no painel “Piauí Verde: iniciativas sustentáveis no território”. Entre os projetos estão o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA); o Protocolo de Calor para Gestantes, que é fruto da pesquisa “Análise do Impacto do Calor na Mulher Gestante de Teresina”, projeto premiado pelo Fundo de População das Nações Unidas; o estudo de viabilidade da eletrificação da frota do transporte público, doado pelo Governo Federal e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) Gmbh , agência alemã que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável há mais de 60 anos; e ainda o DUI-RDD (Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres Geo-Hidrológicos), projeto desenvolvido pelo Ministério das Cidades e Fiocruz para a construção de intervenções urbanas voltadas à redução de riscos de desastres.
“Temos um amplo escopo de projetos e iniciativas inovadoras que buscamos sempre desenvolver de forma integrada com outros órgãos da Prefeitura, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU [Organização das Nações Unidas]. Todos eles são uma resposta ao Plano de Ação Climática, que a Agenda Teresina 2030 lançou ainda em 2023. Apresentamos também as parcerias com importantes instituições nacionais e internacionais que nos apoiam nos nossos projetos, demonstrando que a cidade pode desenvolver iniciativas inovadoras sem custo para o município”, explicou Thamires Morais.
O evento Conversa de Estado é promovido pelo Governo do Piauí e busca estreitar o diálogo entre governo, academia, sociedade civil e setor privado sobre as estratégias sustentáveis do Piauí. Também participaram do painel o secretário de Meio Ambiente do Estado, Feliphe Araújo, e o pós-doutor do Programa de Pós-graduação em Direito, Sebastião Patrício Mendes da Costa.

