População pode solicitar serviços relacionados a árvores pelo ‘João Pessoa na Palma da Mão’

A árvore perto da sua casa está precisando de poda? Viu uma árvore tombada em via pública? Fez a poda e precisa recolher o tronco ou resíduos de grande porte? Para todas essas questões, basta solicitar à Prefeitura de João Pessoa a realização do serviço pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou via plataforma Prefeitura Conectada (https://x.gd/mF6My).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela execução dos serviços, são atendidas atualmente cerca de 370 solicitações deste tipo por mês. “A demanda é grande e o trabalho acontece diariamente. Em alguns casos, as pessoas fazem podas por conta própria e deixam na calçada de casa, mas o procedimento correto é acionar a Prefeitura para fazer o recolhimento. Para troncos e resíduos de grande porte, acionar a Sedurb. Para galhos de árvores já cortados ou resíduos de menor porte, a Emlur deve ser chamada”, explicou o diretor de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Francisco Júnior.

Em caso de árvore tombada em local público, a população também pode acionar a Sedurb pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, incluindo fotos, endereço e ponto de referência. Nesse tipo de situação, as equipes realizam o serviço de trinchamento (fragmentação) e remoção adequada da árvore, bem como de suas galhadas, com tombamento decorrente de eventos naturais ou outros fatores, em áreas públicas ou que estejam obstruindo vias, calçadas ou oferecendo risco à segurança.

Trabalho conjunto – Além da Sedurb, as podas de árvores na Capital envolvem equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que fornecem laudos técnicos para casos de supressão (corte definitivo); da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que faz a coleta, transporte e descarte dos resíduos após a poda; e, eventualmente, da Energisa Paraíba, quando galhos de árvores estão em contato com a rede elétrica, causando perigo para os moradores e equipes envolvidas. Em caso de tombamento de árvore no período noturno, ou que tenha danificado a rede elétrica, o cidadão deve acionar primeiramente o Corpo de Bombeiros e a Energisa, respectivamente.

Passo a passo para solicitar os serviços:

1) Baixar e instalar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’;

2) Fazer login no app com o CPF e data de nascimento, ou conta Google;

3) No menu inferior do aplicativo, clicar em ‘Categorias’;

4) Procurar por ‘Desenvolvimento Urbano’ e clicar em ‘Poda de Árvore’;

5) Selecionar a opção desejada: Poda de árvores; Recolhimento de tronco; Fragmentação e retirada de árvores tombadas e galhadas;

6) Preencher todos os campos do formulário e anexar foto(s) da árvore;

7) Clicar em ‘Solicitar’ e anotar o número do protocolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima