Pinheirenses ganham medalhas e ajudam Brasil garantir vaga no Mundial de Ginástica Artística





Sophia e Nory ganham medalhas no individual

 

A Ginástica Artística do Esporte Clube Pinheiros fez bonito no Campeonato Pan-Americano, disputado no último fim de semana na Arena Olímpica do Rio de Janeiro. Além das medalhas, ajudaram o Brasil garantir vagas no Mundial de Roterdã, em outubro. Um dos grandes nomes da equipe brasileira foi Sophia Weisberg, de 16 anos, com 13.033, foi medalha de bronze nas assimétricas, além de ser sua melhor nota em competição internacional e medalha de prata por equipes.

A equipe brasileira de ginástica artística: medalhia e vaga no Mundial de Roterdã

O Pinheiros contribuiu ainda com a medalha de prata por equipes no feminino, com Julia Soares, Sophia Weisberg e Gabriella Barbosa, prata que garantiu o Brasil no próximo Campeonato mundial.

A outra medalha pinheirense na equipe brasileira foi de Arthur Nory, na barra fixa, com a nota de 14.033. Nory, um dos mais experientes da equipe brasileira, medalhista olímpico no Rio de Janeiro (2016), ajudou o Brasil a ficar em quarto lugar e automaticamente garantir uma vaga no Campeonato Mundial de Ginástica Artística.

Arthur Nory, além da medalha, ajudou o Brasil a classificar para o Mundial no início da corrida olímpica

Quatro ginastas pinheirenses fizeram parte das equipes juvenis, feminino e masculino, e também retornaram da Cidade Maravilhosa com medalhas de bronze: Tiago Capela, mais Brenda Faria, Sophia Carvalho e Yasmin Mota.

 

Sophia Weisberg, jovem ginasta pinheirense, fez uma boa competição na final individual geral. Começou nas barras assimétricas. Fez uma boa série, tirando a nota 12.833. Depois, Sophia teve fez a trave, fazendo uma boa prova, tirando 12.533. No solo, sua especialidade, a atleta que nasceu em Araras, Interior de São Paulo, encantou o público, encerrando a série com um duplo twist grupado, mortal ao passo com duplo grupado e um duplo mortal carpado, tirando a nota de 12.833. No salto, a pinheirense  tirou 13.166, passando a somar 51.365 e o honroso quarto lugar no geral.

 

“Competir no individual geral foi uma experiência incrível e cheia de aprendizados. Cada aparelho exigiu foco, dedicação e confiança em todo o trabalho que foi feito até aqui. Ficar em 4º lugar me trouxe um sentimento enorme de realização, porque sei o quanto me esforcei para chegar até esse momento. Nem sempre o resultado é sobre subir ao pódio, mas também sobre evoluir, superar desafios e mostrar o melhor de si. Saio dessa competição muito feliz, orgulhosa da minha apresentação e ainda mais motivada para continuar treinando e buscando novos objetivos”, declarou Sophia Weisberg em seu instagran.

Depois a ginasta do Pinheiros completou: “Estou treinando muito essa série. Ter ido ao pódio me deixa com um sentimento imenso de gratidão. Precisamos de muita disciplina, porque só eu e minha treinadora (Bia Fragoso) sabemos o quanto foi trabalhado para eu conseguir chegar aqui e fazer essa série”.

Arthur Nory obviamente queria mais, porém ver o Brasil competindo com igualdade com forças das Américas, o deixou entusiasmado para seguir lutando por vagas à Olimpíada de Los Angeles. “Em finais, às vezes precisamos mesmo disso. Mais para frente quero colocar mais uma largada com pirueta. O foco todo vai no sentido de voltarmos a ter o Brasil como uma das oito melhores equipes do mundo e pensando na classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles”, disse o ginasta do Azul e Preto.

Time feminino – O Brasil competiu no feminino com uma equipe formada por Julia Soares, Rebecca Andrade, Gabriela Barbosa, Sophia Weisberg e Thais Fidélis.

OBJETIVO ALCANÇADO

Hilton Dichelli Júnior, o Batata, coordenador da Ginástica Artística do Esporte Clube Pinheiros e coordenador da Seleção Brasileira Masculina, não escondeu a alegria pelo objetivo principal ser conquistado. “Toda competição deixa um aprendizado importante. A gente veio para cá com um objetivo, que foi alcançado: a conquista da vaga para o Mundial. Sabemos os ajustes que teremos que fazer. Fizemos séries com nível maior de dificuldade e conseguimos as notas de que precisávamos para termos um bom resultado de equipe. Sabemos que as melhoras estão próximas. Temos peças importantes que vão ingressar na Seleção e vão contribuir para esse processo de melhora. Conseguimos trazer as coisas positivas e elas vieram para o dia de hoje. Por exemplo: uma nota de solo muito importante, duas belas notas de barra, duas notas de paralelas muito importantes. Isso tudo é muito valioso”.

Mundial – A boa atuação no Rio de Janeiro foi o primeiro passo para assegurar vagas na Olimpíada de Los Angeles-2028. O Brasil conseguiu classificar as duas equipes, masculino e feminino, para o Campeonato Mundial de Roterdã (Holanda, em outubro deste ano. É nesse Mundial que sairão às primeiras vagas para Los Angeles.

Time masculino – O time masculino competiu com Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaly Guimarães e Rogério Borges.

 

JUVENIL FOI MEDALHISTA

 

As equipes brasileiras conquistaram duas medalhas de bronze logo nos primeiros dias de competição no Parque Olímpico da Barra, com ginastas do Pinheiros. No feminino e masculino. Equipe Feminina: Formada por Ana Paula Delgado, Brenda Faria, Isadora Marques, Sophia Carvalho e Yasmin Mota. No masculino, Tiago Capela e no feminino, Brenda Faria, Sophia Carvalho e Yasmin Mota.

  • Equipe Masculina: Composta por Matheus Fernandes, Rafael Passos, Tiago Capela, Ivan Oliveira e Caio Gomes.

 

Equipe Feminina: Formada por Ana Paula Delgado, Brenda Faria, Isadora Marques, Sophia Carvalho e Yasmin Mota

 

MEDALHAS

Sophia Weisberg – bronze – barras assimétricas

Arthur Nory – bronze – barra fixa

Julia Soares – prata – por equipe

Gabriela Barbosa – prata – por equipe

Sophia Weisberg – prata –  por equipe

Tiago Capela – juvenil – bronze por equipe

Brenda Faria – juvenil – bronze por equipe

Sophia Carvalho – juvenil – bronze por equipe

Yasmin Mota – juvenil – bronze por equipe

 

 

PINHEIRENSES NO PAN DO RIO

Categoria Adulta

Arthur Nory

Leonardo Souza

Treinador:  Cristiano Albino

Chefe de Equipe: Hilton Dichelli (Batata)

 

Categoria Juvenil

Tiago Capela

Treinador: Guilherme Oliveira

 

Categoria Adulta

Gabriela Barbosa

Julia Soares

Sophia Weisberg

Treinadoras: Beatriz Fragoso e Caroline Molinari

 

Categoria Juvenil Feminino

Brenda Faria

Sophia Carvalho

Yasmin Mota

Treinadoras: Beatriz Fragoso, Caroline Molinari e Iryna IIyashenko

Chefe de Equipe: Iryna IIyashenko  

Equipe Multidisciplinar

 Cleyber Santos

Imagem destacada – Sophia Weisberg, com duas medalhas no Rio de Janeiro

Créditos das fotos –  MeloGym/CBG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima