Com uma carteira de investimentos de R$ 23 bilhões – a segunda maior do Brasil –, o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) da Bahia será apresentado no congresso P3C 2026, mais relevante evento brasileiro voltado para PPPs e concessões de serviços públicos, que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Atualmente, o governo baiano tem oito projetos de PPP em execução: Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, Hospital do Subúrbio, Instituto Couto Maia, Central de Diagnóstico por Imagem, Sistema Viário da Estrada do Feijão (BA-052), Arena Fonte Nova, Emissário Submarino de Salvador e a Ponte Salvador–Itaparica.
O congresso P3C 2026, que já se consolidou como o maior encontro nacional no setor, vai reunir experiências exitosas e melhores práticas, estimulando as discussões sobre o arcabouço legal e regulatório, os desafios e as soluções para a estruturação e gestão de projetos. São esperados mais de 1,2 mil participantes, entre representantes dos governos federal, estaduais e municipais, investidores privados, instituições financeiras, consultores especializados, empresas de tecnologia, escritórios de advocacia e acadêmicos.
O público deve se dividir entre as áreas destinadas às palestras, painéis e estandes. São 171 palestrantes, 40 painéis e 10 palcos simultâneos. Um dos destaques do evento é o Prêmio P3C 2026, que está em sua quinta edição. Concorrem à premiação profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacam no segmento. O congresso P3C 2026 terá transmissão ao vivo.
Portfolio da Bahia
“Além de apresentar o portfólio de projetos de PPP e concessões da Bahia para um público qualificado de investidores nacionais e internacionais, a participação no congresso será importante para a troca de experiências com outros estados, municípios e entidades internacionais”, afirma a secretária executiva do Programa de PPP do Estado da Bahia, Ananda Lage.
Para ela, o evento também será uma oportunidade para fortalecer as relações institucionais e comerciais com potenciais parceiros, agentes financeiros, órgãos reguladores e interessados no tema, criando um ambiente favorável para futuras colaborações. “Com mais de vinte anos de experiência, nosso programa de PPPs é nacionalmente reconhecido devido à solidez de seus modelos e também pela excelência dos projetos e o total de investimentos realizados”, destaca Ananda Lage.
Além das iniciativas já em execução, a Bahia tem diversos projetos de PPP em fase de estudos, entre eles as rodovias do Anel da Soja, no Oeste baiano, a operação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos de Salvador e Região Metropolitana, e ainda as gestões de Facilities de prédios públicos do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e a construção, reforma, gestão, operação e manutenção de unidades prisionais no Estado.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA

