O governador Rafael Fonteles firmou parceria, nesta terça-feira (10), com diversas instituições do terceiro setor, para a implementação da estratégia de educação para a pré-escola dentro do Programa Piauiense de Educação na Idade Certa (PPAIC). A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo garantir acesso equitativo à educação infantil de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral das crianças nos municípios onde residem.
O PPAIC Pré-Escola será instituído pelo Pacto pelas Crianças do Piauí e pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com os municípios e a Coalizão pela Pré-Escola, formada pelas organizações Fundação Bracell, Fundação Itaú Social, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Van Leer, Instituto Natura e VélezReyes+. A coalizão atua como instância de apoio técnico e de articulação interinstitucional, reunindo conhecimento e experiências para fortalecer políticas públicas voltadas à pré-escola.
O ensino infantil é tarefa dos municípios. Por isso, o PPAIC Pré-Escola oferece apoio direto no planejamento e desenvolvimento de atividades. “É uma coalizão pela pré-escola e a gente está fazendo isso dentro do nosso regime de colaboração com os municípios. Não estamos tratando apenas de alfabetização. São várias dimensões que serão observadas para melhorar todos os ambientes de aprendizagem da pré-escola no Piauí, nos 224 municípios. O Piauí já é o primeiro e único estado no Brasil com 100% das crianças de 4 e 5 anos nas escolas. Em breve, seremos primeiro lugar com as crianças de 0 a 3 anos também. O acesso já resolvemos. O que precisamos melhorar é a qualidade”, anunciou o governador Rafael Fonteles.
A consultora sênior da Associação Bem Comum e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, destacou o ineditismo da iniciativa. “Os municípios brasileiros têm feito esforços, mas nesse regime de colaboração, em que o Estado entra para apoiar os municípios, está acontecendo um piloto, uma experiência aqui no Piauí e uma no Mato Grosso do Sul. O objetivo é poder melhorar, dar mais efetividade, mais qualidade à pré-escola. Então, o Piauí está aí com essa responsabilidade, o governador topou isso. A primeira-dama Isabel Fonteles já coordena toda uma ação do Pacto pelas Crianças do Piauí. Eu acho que aqui é um terreno muito fértil para, quem sabe, dar boas lições para o Brasil”, afirmou.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, ressaltou a importância da parceria com os municípios. “O que a gente quer não é apenas garantir o acesso dessas crianças à escola, mas também o ensino de qualidade. E nós precisamos contar com a colaboração dos municípios. Então, vamos também fortalecer o nosso regime de colaboração e apresentar para eles o apoio que o Estado pode dar para fortalecer o ensino para as nossas crianças”, explicou.
O secretário de Educação, Rodrigo Torres, comentou sobre o papel da Seduc no plano. “Todo esse trabalho é uma coordenação que nós estamos fazendo em conjunto com as instituições do terceiro setor, liderados pelo Pacto pelas Crianças, e a Seduc entra com todo esse apoio de conexão com os municípios, regime de colaboração e, principalmente, ajudando na formação dos professores, dos docentes para preparar melhor o ensino nessa fase da criança”, disse.

