Sada e Embrapa avaliam experiência piloto de plantio de cacau em Nazária – pi.gov

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada) e a Embrapa Meio-Norte realizaram, nesta terça-feira (05), uma visita técnica a uma propriedade rural no município de Nazária para conhecer uma experiência piloto de plantação de cacau. A atividade faz parte das ações do projeto “Cacau do Cerrado”, que visa transformar o Piauí em um novo polo produtivo da cultura cacaueira no país.

O objetivo da visita foi avaliar o potencial produtivo da região e aprofundar as discussões sobre a implantação do modelo de cacau a pleno sol, tecnologia já adotada com êxito no oeste da Bahia, buscando sua adaptação às condições de solo e clima do estado. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Sada, Geyson Moura, enfatizou a relevância da parceria entre os órgãos públicos, produtores e centros de pesquisa para o avanço do projeto.

Foto: Ascom Sada

“A Sada, dentro da sua missão, se sente feliz em estar presente nessa experiência pioneira. Estamos somando esforços com a Embrapa e com os agricultores para consolidar um sistema produtivo sustentável, valorizando o protagonismo do agricultor familiar que inovou por conta própria e agora recebe o apoio necessário para expandir essa iniciativa”.

A propriedade visitada, localizada no assentamento Campestre Sul, é pioneira na implantação do cultivo a pleno sol no estado, fruto da iniciativa do agricultor familiar Antônio Cornélio. “É de grande importância termos a Sada e a Embrapa juntas nesta inovação. Esse apoio técnico e científico vai nos ajudar muito no sucesso dessa empreitada. O cacau pode trazer rendimentos melhores para os trabalhadores e transformar a realidade da agricultura familiar”, destacou Cornélio.

Foto: Ascom Sada

Segundo o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Eugênio Emérito, a iniciativa é um primeiro passo para a estruturação de um projeto de pesquisa voltado ao cultivo do cacau no Piauí.

“A Embrapa recebeu uma demanda da cooperativa Copper Cacau 1000 para iniciar as pesquisas. Viemos conhecer a experiência que está sendo desenvolvida aqui, identificar as necessidades de pesquisa e propor soluções. Um ponto inicial fundamental é a definição do material genético mais adequado ao Piauí. Também é essencial estudar o manejo da cultura, como poda, irrigação e adubação, além do zoneamento climático”, afirmou.

O projeto “Cacau do Cerrado” prevê a implantação de 20 mil hectares de cacau em diferentes municípios do Piauí,  já no primeiro ano, estão previstos mil hectares plantados – metade com recursos públicos e metade via iniciativa privada. A expectativa é de geração de 63 mil empregos diretos e 88 mil indiretos, com uma receita anual estimada em R$ 12,83 bilhões.

Foto: Ascom Sada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima