BOLETIM – Santa Catarina inicia o Agosto Lilás com elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Marcando a entrada no Agosto Lilás, as especialistas contratadas pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família iniciaram neste mês os trabalhos com foco na elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

A iniciativa visa construir um instrumento estratégico que irá nortear ações e diretrizes do Estado voltadas à promoção da equidade de gênero, combate à violência, autonomia econômica e garantia de direitos para as mulheres catarinenses.

As bolsistas, que são mestres e doutoras, foram selecionadas por meio de um edital da Fapesc com investimento de R$ 1 milhão.

As profissionais atuarão em atividades de pesquisa, diagnóstico e apoio técnico, contribuindo diretamente com a formulação de propostas alinhadas à realidade do estado e às demandas apresentadas pelas mulheres em diferentes regiões.

Entre os pontos analisados estão o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho.

O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e terá uma programação especial incluindo uma caravana com o Ônibus Lilás, palestras, lançamento de edital para vagas de acolhimento, campanhas educativas e ações integradas com municípios.

Repórter: Marcos Lampert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima