Pela 1ª vez, todos os hospitais da rede estadual reduzem para menos de 60 dias o tempo médio de espera por cirurgias eletivas – pi.gov

Pela primeira vez, todos os hospitais da rede pública estadual do Piauí registram tempo médio de espera inferior a 60 dias para a realização de cirurgias eletivas. O resultado representa um marco histórico para a saúde pública do estado e consolida os avanços das estratégias adotadas para ampliar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos.

No maior hospital público do Piauí, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), a média atual é de 59 dias. No Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), o tempo médio é de 53 dias, enquanto no Hospital Regional de Campo Maior a média chegou a 51 dias. A reorganização dos fluxos assistenciais, a ampliação da oferta de cirurgias e o monitoramento constante por meio do sistema Regula Piauí têm sido fundamentais para garantir mais agilidade na realização dos procedimentos.

(Foto: Ascom Sesapi)

Média geral é de 45 dias

De acordo com dados do Regula Piauí, a média geral de espera por uma cirurgia eletiva na rede pública estadual é de 45,42 dias.

O desempenho foi possível graças à ampliação da capacidade hospitalar e à diversificação dos procedimentos ofertados, que elevaram o número de cirurgias realizadas de 19,8 mil para 40 mil. Somente em 2026, já foram realizados mais de 4 mil procedimentos, segundo o sistema.

Para o secretário de Estado da Saúde, Dirceu Campêlo, o resultado reflete o compromisso da gestão com a eficiência e o cuidado com a população. “Estamos trabalhando com planejamento, ampliação de serviços e acompanhamento rigoroso dos indicadores. Reduzir o tempo de espera para menos de 60 dias, com média atual de 45,42 dias, é uma conquista que representa mais dignidade e qualidade de vida para os piauienses”, afirmou.

(Foto: Ascom Sesapi)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima